APRENDIZAGEM CRIATIVA PARA O ESTÍMULO DE MENINAS CIENTISTAS
Resumo
Ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, disciplinas que formam o acrônimo em inglês STEAM, permeiam nossas vidas através do trabalho que exercemos, os medicamentos que usamos e até mesmo o que comemos. Existe no mundo uma grande demanda de profissionais especializados nessas áreas, contudo há um viés de gênero ocasionado por fatores sociais e econômicos que desestimulam as meninas. Esse artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de metodologia ativa para estímulo de meninas cientistas a partir da metodologia de ensino STEAM com oficinas criativas de robótica educacional. Para tanto, o projeto foi realizado em escola pública, no segundo semestre de 2019, contando com 20 meninas do ensino fundamental II. Como resultado as oficinas permitiram o envolvimento das alunas com tutoras, desenvolveu capacidade de solução de problemas e trabalho em equipe, desmistificou tecnologias, com isso, aumentou a autoestima das meninas. Conclui-se que essa metodologia proporciona um ambiente de formação e reflexão para as meninas cientistas.