APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DIGITAL NA PERSPECTIVA DO BLENDED LEARNING EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

  • Jiani Cardoso da Roza
  • Adriana Moreira da Rocha Veiga
  • Marcelo Pedroso da Roza

Resumo

O blended learning propõe a convergência entre práticas pedagógicas voltadas à educação presencial e a educação on-line. Neste artigo, com o objetivo de investigar como se configuram as trajetórias de aprendizagem da docência digital e analisar a percepção dos professores sobre a formação docente em tecnologias realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e estratégia metodológica do tipo estudo de caso, por meio de questionário exploratório e entrevistas narrativas. A triangulação dos dados produzidos foi interpretada mediante análise de narrativas, com auxílio da ferramenta NVIVO. O cenário investigativo foi um Instituto Federal de Educação e os sujeitos foram os professores dessa instituição. A análise dos dados evidenciou que a maioria dos professores desconhece o blended learning, mas demonstra interesse em experimentar novas formas de ensinar/aprender por meio das TIC, uma vez que elas têm sido abordadas nas formações docentes de modo insuficiente na instituição. Concluiu-se que a formação docente híbrida é um caminho viável para promover a aprendizagem da docência digital.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ROZA, Jiani Cardoso da; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha; ROZA, Marcelo Pedroso da. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DIGITAL NA PERSPECTIVA DO BLENDED LEARNING EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1356>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC