APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DIGITAL NA PERSPECTIVA DO BLENDED LEARNING EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
Resumo
O blended learning propõe a convergência entre práticas pedagógicas voltadas à educação presencial e a educação on-line. Neste artigo, com o objetivo de investigar como se configuram as trajetórias de aprendizagem da docência digital e analisar a percepção dos professores sobre a formação docente em tecnologias realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e estratégia metodológica do tipo estudo de caso, por meio de questionário exploratório e entrevistas narrativas. A triangulação dos dados produzidos foi interpretada mediante análise de narrativas, com auxílio da ferramenta NVIVO. O cenário investigativo foi um Instituto Federal de Educação e os sujeitos foram os professores dessa instituição. A análise dos dados evidenciou que a maioria dos professores desconhece o blended learning, mas demonstra interesse em experimentar novas formas de ensinar/aprender por meio das TIC, uma vez que elas têm sido abordadas nas formações docentes de modo insuficiente na instituição. Concluiu-se que a formação docente híbrida é um caminho viável para promover a aprendizagem da docência digital.