APRENDIZAGEM POR MEIO DA MARATONA DE DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES

  • Louise de Quadros da Silva
  • Paulo Fossatti

Resumo

As mudanças sociais, educacionais e os avanços tecnológicos têm exigido profissionais preparados para uma realidade inconstante com competências como a autonomia, a criatividade, a criticidade e o empreendedorismo. Neste sentido, nosso trabalho tem como tema as metodologias ativas de ensino, com o objetivo de apresentar uma estratégia de ensino por resolução de problemas, a maratona de desenvolvimento de soluções, também conhecida como Hackathon. Para isso, realizamos um estudo de caso único de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul a partir de dados públicos com análise documental, diário de campo, bem como uma revisão de literatura. Nossos principais resultados apontam que as maratonas de desenvolvimento de soluções desenvolvem competências como o protagonismo, o trabalho colaborativo e multidisciplinar e a aprendizagem por meio de novas tecnologias. Isso porque a estratégia de ensino por Hackathons instiga o envolvimento do estudante e seu engajamento na resolução de problemas reais. Como considerações finais, compreendemos que tais eventos fomentam o desenvolvimento de importantes competências e, indicamos para pesquisas futuras a ampliação deste estudo em outras instituições de ensino, a fim de realizar aproximações e distanciamentos entre as diferentes práticas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Louise de Quadros da; FOSSATTI, Paulo. APRENDIZAGEM POR MEIO DA MARATONA DE DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1357>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC