ARDUÍNO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO

  • Vitor Henrique Santos de Arruda
  • Juliana Leal Salmasio
  • Aparecida Santana de Souza Chiari

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta de ensino de matemática com robótica implementada em uma iniciação científica, vinculada ao Projeto de Pesquisa Tecnologias Digitais Móveis e Educação Matemática (TeDiMEM). Estamos estudando a placa Arduino Uno e sua programação C++, pela questão de custo e viabilidade de implementação em escolas públicas. Nos amparamos no referencial teórico-metodológico discutido e proposto por Engeström (2001), Teoria da Atividade, para pensar e estruturar nossas ações. Os sujeitos da pesquisa serão alunos do Ensino Médio da Educação Básica de uma escola estadual do munícipio de Campo Grande – MS. Visamos que a produção dos dados seja realizada em oficinas que estruturamos em quatro momentos e apresentamos no decorrer deste trabalho, sendo: apresentação da placa Arduino Uno para os alunos; tarefa envolvendo a programação para acender leds; trabalhar com a implementação de outros mecanismos ao comando acender leds; e por fim uma conversa em que apresentem a sua visão sobre as propostas, bem como a articulação de vídeos para apresentarem outras possibilidades de uso da robótica. Esperamos que essa pesquisa motive os alunos e a escola em estudar robótica e que eles tenham uma outra visão de pesquisa e ciência, mostrando que os alunos podem ser sim cientistas e que seu laboratório é a escola. Ansiamos que esta pesquisa fortaleça o ensino de matemática com a robótica.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ARRUDA, Vitor Henrique Santos de; SALMASIO, Juliana Leal; CHIARI, Aparecida Santana de Souza. ARDUÍNO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1359>. Acesso em: 27 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC