O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO PRÁTICO-PEDAGÓGICA: UM LABORATÓRIO DE ENSINO

  • Neide Ortiz Silva
  • Janaína Ortiz Chaves

Resumo

O presente trabalho objetivou elaborar uma proposta de ensino por meio da Situação de Estudo: “A matéria no cotidiano”, relacionando esta temática com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, no Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental em Ciências da Natureza, aliando a produção desta proposta com o cotidiano dos estudantes e os conteúdos trabalhados em sala de aula que, muitas vezes, podem estar muito longe da realidade vivida por eles, pois ainda são apresentados por meio de um ensino descontextualizado e fragmentado. Por este motivo, propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia diferente da convencional, trabalhando com a contextualização e problematização, além de, proporcionar uma abordagem interdisciplinar. A situação de Estudos visa uma reorganização dos conceitos a serem abordados, levando em conta os conhecimentos prévios dos estudantes para que se tenha um avanço no processo de Ensino Aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Neide Ortiz; CHAVES, Janaína Ortiz. O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO PRÁTICO-PEDAGÓGICA: UM LABORATÓRIO DE ENSINO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1361>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC