O ESTÁGIO EM CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO PRÁTICO-PEDAGÓGICA: UM LABORATÓRIO DE ENSINO
Resumo
O presente trabalho objetivou elaborar uma proposta de ensino por meio da Situação de Estudo: “A matéria no cotidiano”, relacionando esta temática com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, no Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental em Ciências da Natureza, aliando a produção desta proposta com o cotidiano dos estudantes e os conteúdos trabalhados em sala de aula que, muitas vezes, podem estar muito longe da realidade vivida por eles, pois ainda são apresentados por meio de um ensino descontextualizado e fragmentado. Por este motivo, propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia diferente da convencional, trabalhando com a contextualização e problematização, além de, proporcionar uma abordagem interdisciplinar. A situação de Estudos visa uma reorganização dos conceitos a serem abordados, levando em conta os conhecimentos prévios dos estudantes para que se tenha um avanço no processo de Ensino Aprendizagem.