O GEOGEBRA APLICADO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CÁLCULO DE LIMITES

  • Genilton Ferreira dos Santos
  • Adriana Carla de Souza Nascimento
  • Arlyson Alves do Nascimento

Resumo

As dificuldades de aprendizado do Cálculo Diferencial e Integral por alunos do ensino superior tanto dos cursos de Matemática quanto de outros cursos que possuem em sua grade curricular o cálculo estão atreladas à falta de uma base bem estruturada na Matemática básica pelos alunos que vem desde o ensino fundamental I e permeia até o ensino médio levando para o superior esse aprendizado mal realizado durante a vida estudantil da escola básica. Dificuldade esta que presenciamos ao longo da trajetória como estudantes de graduação, seja na apropriação de conceitos, seja na forma como foram expostas. Tal trabalho foi motivado no decorrer da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral que fizemos juntos com uma turma de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas quando o professor propôs a realização do seguinte problema e lançou uma proposta de obtermos o mesmo resultado em uma calculadora gráfica ou software de geometria dinâmica - palavras dele. Na ocasião já havíamos cursado a disciplina, porém, como estudantes de Matemática e visando sempre o processo de ensino-aprendizagem nos propomos à discussão de como a implementação de tais recursos ajuda neste processo. Assim, o uso de softwares nas aulas de Matemática, vem crescendo à medida que a preocupação com a transmissão de aprendizado tem se tornado objeto de estudo visando à melhoria do ensino. Dentre a demanda de recursos tecnológicos, a que escolhemos foi o GeoGebra que é um software livre dinâmico, e em conjunto com aulas bem planejadas e professores que visam a melhoria da educação, é um recurso muito poderoso para que os alunos aprendam Matemática, em especial o Cálculo Diferencial e Integral. A seguir, vamos apresentar uma proposta de solução de um problema de Cálculo Diferencial e Integral utilizando as definições e os conceitos matemáticos e, após isso, a solução do problema utilizando o GeoGebra, um software livre de geometria dinâmica e álgebra, com o intuito de mostrar como uma ferramenta educacional pode auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem do cálculo.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SANTOS, Genilton Ferreira dos; NASCIMENTO, Adriana Carla de Souza; NASCIMENTO, Arlyson Alves do. O GEOGEBRA APLICADO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CÁLCULO DE LIMITES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1362>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC