RESSIGNIFICANDO A PRESENCIALIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O POTENCIAL FORMATIVO DO USO DE VÍDEOS-RELATOS

  • Mayra Antonelli Ponti
  • Monara Nelid Fortuna Vieira
  • Fabiana Maris Versuti

Resumo

É urgente a renovação das estratégias adotadas em processos formativos docentes. Ouso de tecnologias aliadas à formação de professores vem ganhando espaço e mostrase potencialmente relevante no processo de ressignificação do contexto presencial amplamente adotado nas propostas de formação de professores. Este estudo descreve a construção de uma intervenção, com destaque para os casos reais por meio de vídeosrelatos, como constituinte de uma Tecnologia de Digital da Informação e Comunicação (TDIC), evidenciando dimensões que configuram a proposta como uma ferramenta com potencial para ressignificar a centralidade da presencialidade na formação de professores. O desenvolvimento deste estudo contemplou a gravação e edição de vídeosrelatos e a transmissão destes em momentos de formação continuada. Os resultados indicaram engajamento das participantes e evidenciaram que o uso dos vídeos-relatos se constitui como uma TDIC que estimula a reflexão da prática docente e incentiva a observação mais cuidadosa dos professores em relação aos estudantes, proporcionando um itinerário formativo pautado em trocas de experiências, e aquisição de conhecimentos no âmbito da Psicobiologia, relevantes à formação continuada de professores.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PONTI, Mayra Antonelli; VIEIRA, Monara Nelid Fortuna; VERSUTI, Fabiana Maris. RESSIGNIFICANDO A PRESENCIALIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O POTENCIAL FORMATIVO DO USO DE VÍDEOS-RELATOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1363>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC