RESSIGNIFICANDO A PRESENCIALIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O POTENCIAL FORMATIVO DO USO DE VÍDEOS-RELATOS
Resumo
É urgente a renovação das estratégias adotadas em processos formativos docentes. Ouso de tecnologias aliadas à formação de professores vem ganhando espaço e mostrase potencialmente relevante no processo de ressignificação do contexto presencial amplamente adotado nas propostas de formação de professores. Este estudo descreve a construção de uma intervenção, com destaque para os casos reais por meio de vídeosrelatos, como constituinte de uma Tecnologia de Digital da Informação e Comunicação (TDIC), evidenciando dimensões que configuram a proposta como uma ferramenta com potencial para ressignificar a centralidade da presencialidade na formação de professores. O desenvolvimento deste estudo contemplou a gravação e edição de vídeosrelatos e a transmissão destes em momentos de formação continuada. Os resultados indicaram engajamento das participantes e evidenciaram que o uso dos vídeos-relatos se constitui como uma TDIC que estimula a reflexão da prática docente e incentiva a observação mais cuidadosa dos professores em relação aos estudantes, proporcionando um itinerário formativo pautado em trocas de experiências, e aquisição de conhecimentos no âmbito da Psicobiologia, relevantes à formação continuada de professores.