O IMPACTO DA PANDEMIA NO TRABALHO DO PROFESSOR: UMA DISCUSSÃO ERGO-DIALÓGICA SOBRE A ATIVIDADE LABORAL EM PLATAFORMAS DE ENSINO

  • Márcia Cristina Neves Voges

Resumo

O objetivo desta pesquisa é problematizar a atividade laboral de professores submetidos ao trabalho em ambiente virtual de aprendizagem, em situação de home office, na pandemia. Este estudo, atentará para aspectos laborais e o debate de normas e de valores implicados na etimologia da educação a distância e nas práticas de quatro professores com vistas à Educação a Distância (EaD) e ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em home office. No que tange ao referencial teóricometodológico, parte dos estudos da perspectiva dialógica da linguagem, desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011, 2017; VOLÓCHINOV, 2018), e estabelece interlocução com a abordagem ergológica (SCHWARTZ, 2009, 2011, 2014) que convoca diferentes dramáticas de si no corpo-si (SCHWARTZ, 2014). Para o desenvolvimento da pesquisa contaremos com dois professores do Nível Fundamental II e dois do primeiro ano do Ensino Médio, ambos pertencentes à educação básica pública.  Evidencia-se o surgimento de novo professor forjado pelas contingências da época, que ao aderir no seu cotidiano uma atividade de trabalho permeada pela tecnologia, ressignifica e renormaliza a sua atividade de trabalho.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
VOGES, Márcia Cristina Neves. O IMPACTO DA PANDEMIA NO TRABALHO DO PROFESSOR: UMA DISCUSSÃO ERGO-DIALÓGICA SOBRE A ATIVIDADE LABORAL EM PLATAFORMAS DE ENSINO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1364>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC