O ISOLAMENTO FÍSICO E A RECONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

  • Mônica Pereira Pilon

Resumo

As mudanças educacionais após a pandemia indicam a criação de um novo paradigma educacional devido à todas as transformações ocorridas desde o final do ano de 2019. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo compreender como o isolamento físico gerado pela pandemia está reconfigurando a educação. A partir da pesquisa bibliográfica recente, observa-se que as instituições de ensino foram desafiadas a implantar novas formas de se comunicar com estudantes, comunidade e de desenvolver suas atividades. Com isso, as inovações que estavam acontecendo no setor, de maneira mais lenta, foram impulsionadas pelas necessidades de inserção de tecnologias digitais de informação e comunicação, reforçando às tendências de implantação de modelos híbridos de ensino e de aprendizagem e a transformação dos papeis de professores e estudantes.  A inserção de novas metodologias na educação também se apresenta como um dos pontos que se destaca pela necessidade de formação de profissionais mais ativos, dinâmicos e com capacidade de resolução de problemas e habilidade de adaptação às situações imprevistas. Nesse sentido, a educação deve incorporar cada vez mais as novas necessidades formativas para o século XXI, bem como incluir estudantes de diferentes realidades na cultura digital. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PILON, Mônica Pereira. O ISOLAMENTO FÍSICO E A RECONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1365>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC