O KAHOOT NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOS CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS

  • débora suzane gomes mendes

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as contribuições do Kahoot como instrumento motivador do engajamento dos estudantes em experiências de aprendizagem dos conteúdos pedagógicos no Curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para tanto, adotouse a metodologia de pesquisa estudo de caso, com abordagem qualitativa, que analisou dados obtidos da observação participante realizada no referido curso e dos questionários de perguntas abertas e fechadas aplicados aos estudos e tutores (presencial e virtual) da IES pesquisa. Os resultados analisados a partir dos referenciais teóricos da educação como Prensky (2012), Dellos (2015), Wang (2015), Moran (2018), Costa; Oliveira (2015), Bober (2010), dentre outros, apontaram que o Kahoot motiva o engajamento dos estudantes nos conteúdos pedagógicos mediante a competição on-line, o layout interativo do game, a possibilidade de conquistar um ranking por meio de pontuações e a possibilidade de responder um quiz pelo celular.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MENDES, débora suzane gomes. O KAHOOT NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOS CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1366>. Acesso em: 25 set. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC