RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINAR E APRENDER

  • ANA LÚCIA GUIMARÃES

Resumo

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre os conceitos de ressignificação e disrupção no processo educacional e as perspectivas atuais da formação de professores, para atuarem em diferentes espaços de aprendizagem, pautados pela necessidade de compreensão e domínio das TDCIs (tecnologias digitais de informação e comunicação) e de estratégias e metodologias ativas que contribuam para um fazer pedagógico que possa transformar informações e saberes dispersos em conhecimento científico e prático por parte os alunos. Para este objetivo utilizamos a pesquisa exploratória bibliográfica, que pode contribuir com as diferentes visões no debate proposto. Trata-se de discutir a perspectiva de que compreensão de que docentes são os mediadores no processo de ensino e aprendizagem, e para tanto devem estar dispostos a adquirir novos conhecimentos desenvolvidos através de pesquisas, formando-se um educador crítico, pois os alunos apresentam esta nova demanda. É necessário que o docente tenha conhecimento da teoria das práticas educativas e método eficientes para a aprendizagem. Assim, nossa discussão mostra que pode –se buscar desenvolver temas e propostas de trabalho para demonstrar que é possível criar e elaborar novas estratégias de aprendizagem em sala de aula.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GUIMARÃES, ANA LÚCIA. RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINAR E APRENDER. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1367>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC