O PAPEL DA TECNOLOGIA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NA PRIMEIRA FASE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: TÉCNICA OU PRÁXIS?
Resumo
Este estudo visa analisar a concepções de professores atuantes nos anos iniciais da Educação Básica sobre o uso de tecnologias na sua prática pedagógica. Partimos de um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa, aplicando um questionário a 18 professores atuantes na primeira fase educação básica, para então, perceber as concepções destes sobre o uso das tecnologias e se estas estariam inseridas em suas práticas de ensino. Com análise das respostas, constatamos que as concepções destes sugerem uma perspectiva determinista tecnológica, sem preocupações com as possibilidades de propiciar interação entre seus alunos e a tecnologia para ensinar. É importante pensar a necessidade de discutir e refletir como professores sobre práticas pedagógicas que favoreçam o engajamento e a participação em uma educação mais abrangente, ou seja, utilizar esta tecnologia para além do treinamento técnico e mediar uma formação integral de seus alunos.