O PAPEL DO PROFESSOR COM O USO DAS TDIC

  • Gercimar Martins Cabral Costa

Resumo

O presente trabalho se propõe a construir um conhecimento sistemático a partir da formação de professores para com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Com o avanço das tecnologias e sua inserção no meio educacional, qual seria o papel do professor? Neste viés, o professor, como agente de transformação, pode utilizar-se das TDIC como forma de potencializar o processo de ensino e aprendizagem, e desenvolver uma aprendizagem mais crítica e reflexiva com seus alunos. O objetivo foi verificar e analisar a importância da utilização das TDIC no processo de ensino, como recursos para enriquecer a aprendizagem. Para nortear este trabalho utilizou-se a pesquisa de caráter bibliográfico. Assim sendo, enquadra-se em uma abordagem de pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos fundamentam que a tecnologia pode ser uma forte aliada no ensino, de forma a propiciar a construção de novos saberes. A conclusão foi que as TDIC precisam estar alinhadas a formação, tanto de professores, para que possam utilizá-la em suas práticas pedagógicas, bem como na formação dos alunos, para permitir a construção de novos conhecimentos.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
COSTA, Gercimar Martins Cabral. O PAPEL DO PROFESSOR COM O USO DAS TDIC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1373>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC