O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PROPORCIONADOS PELA UTILIZAÇÃO DAS TIDCS NO ENSINO CONTEMPORÂNEO

  • Tamiris Locatelli

Resumo

Com o objetivo de apresentar de que forma o uso da tecnologia melhora a aprendizagem em nosso sistema de ensino atual e o papel do professor em meio à utilização das TIDCs. Este artigo foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas em livros e artigos. A educação há anos se apoia na memorização de conteúdos como forma de desenvolvimento da aprendizagem, porém, pesquisas atuais demonstram que essa forma de ensino encontrasse ultrapassada, nossas escolas enfrentam elevados números de evasão aliado a baixos índices. Buscar novas formas de ensino passou a ser o dilema da escola do século XXI, temos que transformar nossos alunos de meros ouvintes a agentes principais na construção do conhecimento. Diante da necessidade de buscar ferramentas que auxiliem e facilite o ensino-aprendizagem, a tecnologia, hoje, ganha espaço em nossa sociedade, podendo causar uma revolução para o ensino. Entre as inúmeras vantagens que ela apresenta, podemos destacar a melhora nas formas de representar e explorar conteúdos, enriquecendo, inovando e tornando as aulas mais atraentes. Além dessas vantagens ela também proporciona uma vasta forma de trabalho por meio de simulações, jogos, salas dinâmicas, aplicativos, etc., porém o bom resultado de seu uso depende da forma como o professor a utiliza, apenas o uso de tecnologia não garante a aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LOCATELLI, Tamiris. O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PROPORCIONADOS PELA UTILIZAÇÃO DAS TIDCS NO ENSINO CONTEMPORÂNEO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1375>. Acesso em: 27 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC