O PAPEL DO TUTOR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ATRIBUIÇÕES, DESAFIOS E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
Resumo
Este trabalho discute o papel de tutores nos cursos de formação a distância, a partir de uma análise documental de anotações, relatórios e atas de reuniões realizadas com um grupo de tutores que acompanharam um curso de especialização para professores, oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia entre dezembro de 2014 e agosto de 2016. O intuito da pesquisa foi discutir o papel que envolveu a atuação dos tutores no referido curso, destacando para isso três aspectos centrais: suas atribuições, dificuldades e concepções sobre sua identidade profissional. Os resultados apontam que os tutores desempenharam suas atividades de maneira coerente as narrativas teóricas que abordam a educação a distância, e que tendem a atribuir a eles o papel de facilitador e mediador do processo de aprendizagem dos alunos, apresentando ao longo do trabalho dificuldades que se relacionam a esse processo de mediação. A pesquisa apontou ainda uma questão de destaque nas discussões sobre o trabalho do tutor, que é a identidade profissional. Na percepção dos tutores, ainda que haja uma divisão rígida sobre o seu papel profissional, na prática, sua atuação reflete as atribuições de um professor, revelando a amplitude e a complexidade do campo de atuação dos tutores no ensino a distancia.