O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ESCOLA BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Valdirene Hessler Bredow

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) realizada em diferentes bases de dados com artigos que utilizam o Pensamento Computacional na educação básica. O estudo surgiu a partir de reflexões levantadas na disciplina de Pensamento Computacional, aprendizagens e modos de subjetivação do doutorado acadêmico em educação. Para a realização desta RSL utilizou-se a plataforma Parsifal, espaço online que possibilita a organização de informações coletadas nas bases de dados vinculadas ao Sistema Capes. Foram utilizadas quatro plataformas de buscas, a ACM Digital Library, a IEEE Xplore, a Science Direct e o Google Acadêmico. Os trabalhos analisados apresentam intervenções com alunos da escola básica (ensinos fundamental e médio) e professores de algumas destas turmas. As pesquisas demonstram que o Pensamento Computacional é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades computacionais como programação, robótica e aprendizagem colaborativa. Inicialmente, o foco para esta revisão da literatura buscava traçar uma relação entre Pensamento Computacional e Cibercultura, porém esta associação não foi encontrada. Concluiu-se que, esta conexão não foi tecida por dois motivos, primeiramente por serem termos inseparáveis das relações sociais e educacionais, ou por não haver realmente uma reflexão acerca destes temas, possibilitando assim, pesquisas futuras neste viés.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BREDOW, Valdirene Hessler. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ESCOLA BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1378>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC