AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROCEDÊNCIA DOS DADOS
Resumo
Recursos Educacionais Abertos (REA) são um instrumento importante para a criação e compartilhamento de conhecimento educacional. Neste contexto, a qualidade dos REA é uma preocupação relevante. Nesse sentido, é essencial considerar que as atividades de revisão e remix resultam em alterações no conteúdo que podem impactar na qualidade do recurso. Assim, a identificação dos REA de origem e das transformações realizadas para a criação de novos REA é fundamental para a avaliação da qualidade do recurso resultante. A identificação da história de um dado, desde a sua origem até os processos que resultaram no seu estado atual é descrita por informações de procedência dos dados. Neste artigo são apresentados os esforços iniciais para definir a abordagem ProcREA para a avaliação da qualidade de REA com base em informações de procedência dos dados. Pretende-se que futuramente essa abordagem garanta a qualidade dos REA de maneira quantitativa e assim transmita segurança para que os usuários de REA efetivamente realizem as atividades de revisão e remix. Na literatura são consideradas diferentes dimensões para a avaliação da qualidade, mas não é evidenciado como a informação de procedência dos dados afeta essa tarefa. Os resultados preliminares indicam que existem informações de procedência dos dados para o contexto dos REA e que pode ser identificado um conjunto mínimo de metadados iniciais para descrever essas informações.