AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROCEDÊNCIA DOS DADOS

  • Renata Ribeiro dos Santos
  • Ricardo Rodrigues Ciferri
  • Marilde Terezinha Prado Santos

Resumo

Recursos Educacionais Abertos (REA) são um instrumento importante para a criação e compartilhamento de conhecimento educacional. Neste contexto, a qualidade dos REA é uma preocupação relevante. Nesse sentido, é essencial considerar que as atividades de revisão e remix resultam em alterações no conteúdo que podem impactar na qualidade do recurso. Assim, a identificação dos REA de origem e das transformações realizadas para a criação de novos REA é fundamental para a avaliação da qualidade do recurso resultante. A identificação da história de um dado, desde a sua origem até os processos que resultaram no seu estado atual é descrita por informações de procedência dos dados. Neste artigo são apresentados os esforços iniciais para definir a abordagem ProcREA para a avaliação da qualidade de REA com base em informações de procedência dos dados. Pretende-se que futuramente essa abordagem garanta a qualidade dos REA de maneira quantitativa e assim transmita segurança para que os usuários de REA efetivamente realizem as atividades de revisão e remix. Na literatura são consideradas diferentes dimensões para a avaliação da qualidade, mas não é evidenciado como a informação de procedência dos dados afeta essa tarefa. Os resultados preliminares indicam que existem informações de procedência dos dados para o contexto dos REA e que pode ser identificado um conjunto mínimo de metadados iniciais para descrever essas informações.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RIBEIRO DOS SANTOS, Renata; RODRIGUES CIFERRI, Ricardo; TEREZINHA PRADO SANTOS, Marilde. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROCEDÊNCIA DOS DADOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1381>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição