O PERFIL DO TUTOR A DISTÂNCIA NA MEDIAÇÃO ONLINE

  • Naíola Paiva de Miranda

Resumo

O estudo trata-se do perfil do tutor a distância na mediação online. Objetiva-se apresentar o perfil do tutor a distância com o seguinte questionamento, qual o perfil do tutor a distância para exercer a mediação online no ambiente virtual de aprendizagem? A pesquisa com caráter analítico de natureza transversal, os dados tiveram o tratamento com a abordagem quantitativa. Teve como respondentes 50 tutores de cursos em EaD semipresenciais na Universidade Federal do Ceará. O estudo foi realizado com base em Tebar (2011). A pesquisa teve a afirmativa que o perfil do tutor como mediador tenha: Colaboração. Intencionalidade. Reciprocidade.  Autonomia.  Sendo a colaboração com 98%, a mais expressiva ratificando que a colaboração fortalece as relações interpessoais, permite a troca de experiências, saberes na construção do conhecimento. Na EaD, o trabalho do tutor através da mediação exerce um papel fundante no sentido de se constituir   um trabalho colaborativo   e  a mediação online seja entendida como prática social no âmbito da Universidade, no trabalho do tutor a distância, canal mobilizador, para que a desejada educação de qualidade atinja esse patamar também na modalidade da educação superior à distância.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
MIRANDA, Naíola Paiva de. O PERFIL DO TUTOR A DISTÂNCIA NA MEDIAÇÃO ONLINE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1383>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC