FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA O USO DAS TIC E TDIC: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

  • Mayara Mayumi SATAKA

Resumo

Neste trabalho, objetivamos realizar um levantamento bibliográfico de teses e dissertações, que apresentem reflexões acerca da formação continuada de professores de Língua Estrangeira (LE) para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Além disso, a metodologia empregada compreende a pesquisa bibliográfica (LIMA, MIOTO, 2007). Fundamentamo-nos teoricamente em estudos que tecem acerca das TICs e TDICs no ensino/aprendizagem de LE (SOUZA, 2007; MISHRA, KOEHLER, 2006). Os resultados demonstram que todos os trabalhos encontrados na pesquisa bibliográfica são unânimes quanto à relevância da formação continuada de professores de LE para o desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos. No entanto, os trabalhos diferem-se tanto nas metodologias adotadas quanto nas perspectivas teóricas. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. Tecnologias de Informação e Comunicação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SATAKA, Mayara Mayumi. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA O USO DAS TIC E TDIC: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1385>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC