O PODCAST COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UM CURSO TÉCNICO DA REDE PÚBLICA

  • Priscila Santana Dalbo
  • Nathália Helena Azevedo

Resumo

O meio pedagógico e as relações sociais têm passado por transformações nas últimas décadas, graças à democratização da internet. As tecnologias de informação e comunicação são agora instrumentos importantes para a disseminação da informação e do conhecimento, bem como para o suporte da Gestão do Conhecimento. Dentre as transformações e inovações tecnológicas destaca-se a tecnologia do podcast, que tem sido bastante difundida no Brasil nos últimos anos. Este trabalho pretendeu explorar as potencialidades do podcast como ferramenta de Gestão do Conhecimento em um curso de Eletrônica de uma escola de ensino médio técnico pertencente ao Centro Paula Souza. O estudo permitiu explorar os processos da Gestão do Conhecimento e oportunizar aos estudantes a elaboração de um podcast, favorecendo questionamentos acerca do envolvimento dos gestores escolares na articulação de tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar. Os resultados indicam que o uso de podcast pode trazer melhoras no processo de ensino e aprendizagem, dado que oportunizam aos estudantes desempenharem um papel ativo ao longo da construção e compartilhamento de conhecimentos. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
DALBO, Priscila Santana; AZEVEDO, Nathália Helena. O PODCAST COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UM CURSO TÉCNICO DA REDE PÚBLICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1386>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC