BLOCOS VIRTUAIS PARA AUXILIAR NA ESCRITA MATEMÁTICA: UM ESTUDO PILOTO

  • Marcos Henrique de Paula Dias da Silva
  • Samuel Rocha de Oliveira
  • João Vilhete Viegas d’Abreu

Resumo

Estudantes de graduação em matemática apresentam dificuldades em escrever demonstrações, apresentando argumentos fracos ou mal estruturados tanto para validar ou refutar propriedades. Diante esta problemática, propomos a elaboração de um material didático que disponibilize ao sujeito, blocos para escrita matemática a fim de auxiliar a construção de demonstrações enquanto o mesmo encontrar-se no Nível de Desenvolvimento Proximal, no que diz respeito à habilidade de elaborar a demonstração de forma independente e autônoma. Este instrumento foi desenvolvido para ser facilmente compartilhado, compatível com a maioria dos computadores, funcional sem internet e editável com o uso de habilidades computacionais simples (as mesmas usadas para criar apresentações de slides). Neste trabalho discutiremos também sobre um estudo piloto com 26 participantes envolvendo seu uso como um Ambiente Virtual de Aprendizagem e nas variações observadas para estruturação da escrita por blocos e seu uso na resolução de uma equação de 2o grau, que é um exemplo de problema bastante comum mas que exige uma escrita matemática apropriada em avaliações dissertativas destinadas a concluintes do Ensino Médio.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
HENRIQUE DE PAULA DIAS DA SILVA, Marcos; ROCHA DE OLIVEIRA, Samuel; VILHETE VIEGAS D’ABREU, João. BLOCOS VIRTUAIS PARA AUXILIAR NA ESCRITA MATEMÁTICA: UM ESTUDO PILOTO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1390>. Acesso em: 23 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição