FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO NA MODALIDADE EAD

  • Rosimari Aparecida VIVEIRO RUY
  • Matheus de Sousa SATO

Resumo

A Educação Ambiental é uma área de extrema importância em um cenário global em que nunca foi tão evidente a interdependência de todos os seres da Biosfera e a necessidade da construção de uma nova sociedade planetária socialmente justa e ambientalmente saudável e equilibrada. No Brasil, destaca-se a Educação Ambiental Escolar, por ter o potencial de atingir um grande número de indivíduos nos mais variados contextos e, nessa perspectiva, merece especial atenção a formação de professores para o trabalho com as temáticas ambientais. Considerando-se a premência da formação massiva desses profissionais e as dificuldades que enfrentam em termos financeiros, de tempo e lugar, acreditamos que a EaD pode responder com eficiência a essa demanda formativa. Assim, este trabalho apresenta o esboço de uma proposta de formação de professores em Educação Ambiental, a ser desenvolvida na modalidade EaD, construída com base no modelo didático da formulação de perguntas, que consiste em estimular o espírito investigativo na construção do conhecimento por meio da dúvida, da indagação. Palavras-chave: educação ambiental; formação de professores; educação a distância; modelo didático da formulação de perguntas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
VIVEIRO RUY, Rosimari Aparecida; SATO, Matheus de Sousa. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO NA MODALIDADE EAD. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1391>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC