O PROCESSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO
Resumo
A pesquisa, em andamento, busca estudar as primeiras experiências de uso de Tecnologia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), no período de 1932 até 2018. O objetivo geral é resgatar a construção histórica de formação docente para o uso das tecnologias no ISERJ, a fim de obter subsídios para analisar as condições objetivas da sua incorporação aos processos educativos como um todo. Os procedimentos metodológicos identificam-se com a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, a partir de análise bibliográfica e documental. Como conclusões parciais, já é possível afirmar que os recursos tecnológicos na Educação têm uma função mediadora de grande importância contribuindo para alterar inclusive as relações entre os sujeitos e as relações espaçostemporais. Cabe acrescentar, ainda, que, também é possível afirmar que a formação docente tem sido baseada em competências e na ênfase nos manuais instrucionais para o uso das tecnologias.