O PROCESSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

  • Andréa Villela Mafra da Silva
  • Solange Carvalho da Cruz
  • Margareth da Silva Miranda Gonçalves
  • Valéria Ribeiro Rodrigues
  • Elizabeth Nunes de Queiroz
  • Tales Vandré Ferraz Ribeiro
  • Jamara Cardoso Neves Braz

Resumo

A pesquisa, em andamento, busca estudar as primeiras experiências de uso de Tecnologia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), no período de 1932 até 2018. O objetivo geral é resgatar a construção histórica de formação docente para o uso das tecnologias no ISERJ, a fim de obter subsídios para analisar as condições objetivas da sua incorporação aos processos educativos como um todo. Os procedimentos metodológicos identificam-se com a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, a partir de análise bibliográfica e documental. Como conclusões parciais, já é possível afirmar que os recursos tecnológicos na Educação têm uma função mediadora de grande importância contribuindo para alterar inclusive as relações entre os sujeitos e as relações espaçostemporais. Cabe acrescentar, ainda, que, também é possível afirmar que a formação docente tem sido baseada em competências e na ênfase nos manuais instrucionais para o uso das tecnologias.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Andréa Villela Mafra da et al. O PROCESSO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1394>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC