SIGNIFICANDO APRENDIZADOS EM CARTOGRAFIA PELA RESSIGNIFICAÇÃO DE COMPLEXIDADES MATEMÁTICAS APORTADAS PELO USO DE TABLETS

  • Gustavo Gomes Barbosa
  • Thiago Breno de Medeiros Carmo
  • Vanessa Cristh de Medeiros Carmo Gomes

Resumo

De tempos em tempos as tecnologias e suas influências sobre as áreas dos conhecimentos, e consequentemente, contextos profissionais, podem ser mensurados em níveis do que é produtivo e daquilo que pode ser melhorado, ou melhor dizendo, inovado. O que se percebe, é que estas modernizações cada vez mais estão sendo familiarizadas aos ambientes escolares, a antiga lógica de professores escrevendo em quadros negros e um amontoado de livros, está gradativamente sendo substituída por lousas interativas e tablets que agora comportam softwares capazes de agregar todos os livros do ano letivo num único aparelho. Este trabalho, por sua vez, se propõe em dialogar criticamente sobre estas aplicações tecnológicas estudantis, e principalmente, em esclarecer as possibilidades de como o uso de tablets nas salas de aulas de Geografia, podem minimizar as percepções de complexidades matemáticas atribuídas ao ensino de cartografia. Para tal, utilizamos o processo de referenciamento bibliográfico sobre autores que se debruçam por estes panoramas científicos, delimitando as discussões em três tópicos: As linguagens tecnológicas e as salas de aulas; A natureza da matemática e suas complexidades; e por fim, O uso de tablets na ressignificação metodológica e significação de habilidades. Os resultados considerativos que se destacam na culminância do trabalho, além doutros pontos, alertam sobre as dualidades integrativas e exclusivas desdobráveis sobre as tecnologias em suas aplicações escolares. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BARBOSA, Gustavo Gomes; CARMO, Thiago Breno de Medeiros; GOMES, Vanessa Cristh de Medeiros Carmo. SIGNIFICANDO APRENDIZADOS EM CARTOGRAFIA PELA RESSIGNIFICAÇÃO DE COMPLEXIDADES MATEMÁTICAS APORTADAS PELO USO DE TABLETS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1395>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC