O PROFESSOR COORDENADOR E A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS

  • Fernanda Plaza Rodrigues

Resumo

É evidente que a tecnologia está presente nas diversas áreas da atuação humana, tanto no comercial, nas instituições financeiras e também no processo de ensino e aprendizagem. Com todas as incessantes inovações tecnológicas de informações e comunicações pode-se perceber que os estudantes também estão em constante mudança, acompanhando cada evolução da tecnologia, e consequentemente mudando o processo de estudo e aprendizado. Este texto apresenta a atuação do professor coordenador no contexto das novas tecnologias e a formação continuada, isso é, compreender a importância do papel do professor coordenador na mediação do conhecimento e das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica. Este estudo bibliográfico, está embasado teoricamente em alguns autores como Coscarelli; Ribeiro (2005), Freire (1982), Freitas (2010), Melo (2011), Moran (2008), Perrenoud (2000), Placco; Souza; Almeida (2012), Sales (2010), com os quais dialogamos sobre coordenação pedagógica e as novas tecnologias. Desse modo, este trabalho traz reflexões sobre o que os professores coordenadores atribuem à incorporação das novas tecnologias ao currículo pedagógico e as práticas docentes. Com tudo, os resultados da pesquisa até aqui, apontam a importância da função do professor coordenador e a integração das novas tecnologias, onde traz desafios às instituições escolares e também uma socialização de informações e comunicações, afim de estabelecer novas práticas pedagógicas.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RODRIGUES, Fernanda Plaza. O PROFESSOR COORDENADOR E A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1397>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC