O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA LINGUAGEM DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

  • Sandra Regina do Amaral
  • Janice Queiroz Pinho Gonçalves
  • Fabiana da Silva Kauark

Resumo

O estudo tomou como problemática o fato de o antigo modelo tradicional não ser mais suficiente para atender as demandas da atual sociedade do conhecimento, tornando-se premente a necessidade de reconfigurar a forma de pensar e fazer educação, em lugar da memorização e domesticação, o desenvolvimento de um pensamento crítico e criativo, possibilitando a construção de um conhecimento útil, que contribua para a melhoria da qualidade de vida, vindo assim ao encontro dos princípios da etnomatemática e da alfabetização científica. Neste cenário, firmou-se como objetivo: Analisar o uso da linguagem da HQ no processo de ensino, em consonância com o programa etnomatemática, em prol da alfabetização científica. Estabeleceu-se uma abordagem qualitativa dos dados e, como sujeitos participantes, alunos do curso de licenciatura em matemática, do IFMG, campus São João Evangelista. Institui-se assim, com vista a consolidar uma prática educativa que transcendesse a fragmentação, uma proposta de conciliação entre ciência, arte e tecnologia, que nos permitiu, se apropriar da linguagem das histórias em quadrinhos em prol da reeducação da imaginação, produção do conhecimento científico e fomento à capacidade de inovação. Os resultados indicam que este é um dos caminhos para se estabelecer um diálogo com o programa etnomatemática em prol da alfabetização científica.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
AMARAL, Sandra Regina do; GONÇALVES, Janice Queiroz Pinho; KAUARK, Fabiana da Silva. O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA LINGUAGEM DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1398>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC