O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA LINGUAGEM DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
O estudo tomou como problemática o fato de o antigo modelo tradicional não ser mais suficiente para atender as demandas da atual sociedade do conhecimento, tornando-se premente a necessidade de reconfigurar a forma de pensar e fazer educação, em lugar da memorização e domesticação, o desenvolvimento de um pensamento crítico e criativo, possibilitando a construção de um conhecimento útil, que contribua para a melhoria da qualidade de vida, vindo assim ao encontro dos princípios da etnomatemática e da alfabetização científica. Neste cenário, firmou-se como objetivo: Analisar o uso da linguagem da HQ no processo de ensino, em consonância com o programa etnomatemática, em prol da alfabetização científica. Estabeleceu-se uma abordagem qualitativa dos dados e, como sujeitos participantes, alunos do curso de licenciatura em matemática, do IFMG, campus São João Evangelista. Institui-se assim, com vista a consolidar uma prática educativa que transcendesse a fragmentação, uma proposta de conciliação entre ciência, arte e tecnologia, que nos permitiu, se apropriar da linguagem das histórias em quadrinhos em prol da reeducação da imaginação, produção do conhecimento científico e fomento à capacidade de inovação. Os resultados indicam que este é um dos caminhos para se estabelecer um diálogo com o programa etnomatemática em prol da alfabetização científica.