SILÊNCIO, EVASÃO E DESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO SCHOOLOGY

  • Leandro de Oliveira Silva
  • David Almeida dos Santos
  • Hellen Candida Alves

Resumo

A educação sofreu profundas mudanças ao longo dos anos, principalmente pela inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs). Uma modalidade educacional que se beneficiou das TDICs foi a Educação a Distância (EaD). Quando se organiza um curso EaD, faz-se necessário pensar em diversos quesitos, desde o suporte digital até as formas de avaliação. Um dos quesitos mais importantes é a comunicação. Apesar de todo um aparato digital disponível, o silêncio virtual ainda é um problema nos cursos EaD, e a falta de comunicação do aluno pode contribuir para a desistência e a evasão. O presente projeto se propõe a analisar dados referentes à evasão e abandono em um curso livre desenvolvido no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Schoology. Tem como objetivos analisar o silêncio, a evasão e a desistência de alunos de um curso livre ministrado no AVA e buscar uma melhor compreensão dos fatores que influenciam na permanência ou evasão de alunos de cursos EaD. Para isso, foram analisados os resultados de um curso construído no ambiente virtual Schoology. O curso foi ministrado entre os dias 6 de março de 2020 e 9 de maio de 2020, em 10 módulos. Os alunos desistentes/evadidos alegaram falta de tempo; problemas de acesso à internet; idioma do ambiente (inglês) e falta de planejamento como motivos para não concluírem o curso. Mesmo diante do esforço dos organizadores, muitos alunos se mantiveram em silêncio, e acabaram por abandonar o curso.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SILVA, Leandro de Oliveira; SANTOS, David Almeida dos; ALVES, Hellen Candida. SILÊNCIO, EVASÃO E DESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO SCHOOLOGY. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1399>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC