FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM SOFTWARES LIVRES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

  • Erlon LIMA
  • Jhonatan XAVIER
  • Joelma N NEVES

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados de uma experiência desenvolvida no âmbito da formação de professores na rede pública no município de Manaus com o uso de softwares livres. Durante o ano de 2018 foram realizados diversos encontros de formação continuada com professores da rede municipal com focos na utilização de softwares livres como Gcompris, TuxMath dentre outros, programas instalados nos aparelhos UCA (Um computador por aluno) presente nas escolas municipais de Manaus. Buscamos tornar a prática pedagógica dos professores mais atrativa e assim refletir no aprendizado dos alunos da rede. A pesquisa tem caráter qualitativo e teve como instrumento para coleta de dados a pesquisa de campo e rodas de conversa, além disso, para análise dos resultados, consultamos autores relacionados à formação de professores e a tecnologia. Concluímos que, os softwares livres são importantes aliados na dinamização das práticas pedagógicas e podem favorecer um ensino de qualidade para os estudantes. Bem como, os benefícios da formação continuada em tecnologia são importantes para que os professores se atualizem no contexto da educação que está inserida cada vez mais no universo tecnológico e digital.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LIMA, Erlon; XAVIER, Jhonatan; NEVES, Joelma N. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM SOFTWARES LIVRES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MANAUS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1400>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC