SIMULADOR VIRTUAL PARA O ENSINO EM ENFERMAGEM

  • José Gerfeson Alves
  • Isabela Melo Bonfim
  • Glícia Uchôa Gomes Mendonça

Resumo

Ferramentas pedagógicas inovadoras são mandatórias para garantir de forma adequada e consistente o preparo eficiente dos estudantes de Enfermagem. Nesta direção, a simulação virtual por computador, em uma situação definida, permite ao estudante usar o seu conhecimento previamente adquirido, e tomar a melhor decisão frente à ocasião proposta, favorecendo a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo produção tecnológica baseada na metodologia do Design de Interação com o objetivo de relatar a construção laboratorial de um simulador virtual para o ensino em Enfermagem. Foi desenvolvida em duas etapas, a primeira através do benchmark e revisão integrativa que subsidiaram a segunda etapa laboratorial. Os resultados foram descritos a partir das atividades, definição das necessidades e estabelecimento de requisitos, design de alternativas, construção de uma versão interativa e avaliação que se apresentou com uma boa usabilidade, permitindo o manuseio fácil do simulador. Conclui-se que este simulador afirma a possibilidade de disponibilizar aos alunos, aos professores, e as instituições de educação uma forma inovadora de oportunizar aprendizado.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
ALVES, José Gerfeson; BONFIM, Isabela Melo; MENDONÇA, Glícia Uchôa Gomes. SIMULADOR VIRTUAL PARA O ENSINO EM ENFERMAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1403>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC