O SENTIDO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

  • Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro

Resumo

O uso das tecnologias digitais é recorrente entre jovens e adultos na sociedade do conhecimento do século XXI. Mas, para além de representar um modismo efêmero no meio acadêmico e na intenção de que essas ferramentas tenham sentido e sejam eficazes em propostas formativas, formulamos a seguinte questão de pesquisa: quando o uso de TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), pode fazer a diferença para a formação inicial do professor? Desse modo, no presente artigo, objetivamos compreender como o uso das tecnologias digitais na educação pode potencializar os processos formativos para licenciandos. Com base em pesquisa bibliográfica na área da Educação e do Currículo, buscamos subsídios que pudessem responder a tal inquietação. Os resultados encontrados apontaram para a definição prévia dos objetivos de aprendizagem, que constituem aspectos determinantes para a escolha de métodos e técnicas pedagógicas que incentivem a participação dos licenciandos com apoio de TDIC. Assim, esperamos contribuir para repensar a formação do professor que atuará, principalmente, em espaços escolares numa perspectiva inovadora e mais contextualizada com as diversas realidades e desafios da contemporaneidade.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura. O SENTIDO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1404>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC