O TRABALHO DE PROFESSORES DE FRANCÊS COM ATIVIDADES REMOTAS : REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA COVID-19 NO ENSINO DE LÍNGUAS

  • ELIANE GOUVEA LOUSADA
  • Aline Hitomi Sumiya
  • Flávia Herédia Miotto

Resumo

Nesta comunicação, temos por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa que visou a compreender a recepção, as representações e as experiências mencionadas pelos professores sobre o ensino remoto no atual contexto. Para tanto, adotamos o questionário como instrumento de coleta de dados. O questionário contém 7 partes principais que procuram investigar as ferramentas utilizadas, a formação dos professores, o papel da instituição de ensino, as percepções dos professores sobre seu desempenho, a aprendizagem dos alunos, as dificuldades e os pontos negativos e positivos desse ensino. Elaborado com a ferramenta Google Forms, o questionário foi respondido, até o momento, por 48 docentes, o que nos permite ter alguns resultados parciais e tecer algumas possíveis interpretações sobre os resultados. Quando a etapa de respostas ao questionário for finalizada, a análise dos dados qualitativos (respostas abertas) será feita com base no modelo de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e a interpretação  dos dados quantitativos e qualitativos será feita a partir de conceitos da Clínica da Atividade (CLOT, 1999) e da Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação (FAÏTA, 2004). Os principais resultados parecem apontar para a mudança no trabalho docente, já que grande parte dos professores nunca havia ensinado remotamente e para a dificuldade de ensino de algumas habilidades, ainda que a aprendizagem dos alunos seja considerada boa.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LOUSADA, ELIANE GOUVEA; SUMIYA, Aline Hitomi; MIOTTO, Flávia Herédia. O TRABALHO DE PROFESSORES DE FRANCÊS COM ATIVIDADES REMOTAS : REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA COVID-19 NO ENSINO DE LÍNGUAS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1406>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC