FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: O GÊNERO FANCLIPE EM QUESTÃO
Resumo
O presente artigo elege como objeto de discussão a formação/atuação de professores para o trabalho com a produção de textos no contexto das tecnologias. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar as demandas formativas para o encaminhamento de práticas de produção de textos, de modo a incorporar a utilização de diferentes semioses, abarcando o circuito produção, circulação e recepção. A discussão proposta embasa-se nos pressupostos das pesquisas sobre multissemioses (JENKINS, 1992; ROJO, 2012; DUDENEY, HOCKLY, PEDRUM, 2016; KRESS, 2010, SILVESTRE; VIEIRA, 2015). Além da pesquisa teórica, apresenta-se uma análise de um fanclipe, produzido por uma aluna de um curso de licenciatura, em uma proposta de experimentação de situações de produção de textos. A partir da pesquisa realizada, foi possível constatar que a proposição de situações didáticas, envolvendo atividades de produção de textos por parte de licenciandos, pode favorecer a compreensão dos processos de constituição e de funcionamento dos textos, bem como uma reflexão acerca dos pressupostos teóricometodológicos que concebem essa prática de linguagem como um acontecimento constituído precipuamente pela interação. Esse entendimento pode ressignificar, de modo fulcral, a formação/atuação docente para o trabalho com textos multissemióticos