FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: O GÊNERO FANCLIPE EM QUESTÃO

  • Taísa Rita RAGI
  • Raphael Soares SALLES
  • Helena Maria FERREIRA

Resumo

O presente artigo elege como objeto de discussão a formação/atuação de professores para o trabalho com a produção de textos no contexto das tecnologias. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar as demandas formativas para o encaminhamento de práticas de produção de textos, de modo a incorporar a utilização de diferentes semioses, abarcando o circuito produção, circulação e recepção. A discussão proposta embasa-se nos pressupostos das pesquisas sobre multissemioses (JENKINS, 1992; ROJO, 2012; DUDENEY, HOCKLY, PEDRUM, 2016; KRESS, 2010, SILVESTRE; VIEIRA, 2015). Além da pesquisa teórica, apresenta-se uma análise de um fanclipe, produzido por uma aluna de um curso de licenciatura, em uma proposta de experimentação de situações de produção de textos. A partir da pesquisa realizada, foi possível constatar que a proposição de situações didáticas, envolvendo atividades de produção de textos por parte de licenciandos, pode favorecer a compreensão dos processos de constituição e de funcionamento dos textos, bem como uma reflexão acerca dos pressupostos teóricometodológicos que concebem essa prática de linguagem como um acontecimento constituído precipuamente pela interação. Esse entendimento pode ressignificar, de modo fulcral, a formação/atuação docente para o trabalho com textos multissemióticos

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RAGI, Taísa Rita; SALLES, Raphael Soares; FERREIRA, Helena Maria. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: O GÊNERO FANCLIPE EM QUESTÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1409>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC