SMARTPHONE E APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS: MOBILIDADE, UBIQUIDADE E INTERATIVIDADE

  • Victor Ferreira Ragoni
  • Aparecida Santana de Souza Chiari

Resumo

As tecnologias digitais (TDs) imprimem um novo ritmo à sociedade e os espaços educativos recebem essas implicações tanto quanto outras esferas, assim as TDs embebidas de ubiquidade e mobilidade mudam o caráter da aprendizagem. Este trabalho pretende apresentar o andamento de uma pesquisa que busca analisar processos de produção de conhecimento envolvendo smartphones referentes ao conceito de integrais múltiplas. Apoiados na terceira geração da Teoria da Atividade e por meio da abordagem qualitativa, nos valemos de um curso realizado em cinco módulos no ano de 2019 com 11 alunos de licenciaturas em física e matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a produção e análise de dados. A pesquisa encontra-se com o estudo dos dados em andamento, mas já é possível notar o caráter interativo do smartphone aliado à sua mobilidade e ubiquidade para o ensino e a aprendizagem desse conceito. 

Publicado
2020-08-28
Como Citar
RAGONI, Victor Ferreira; CHIARI, Aparecida Santana de Souza. SMARTPHONE E APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS: MOBILIDADE, UBIQUIDADE E INTERATIVIDADE. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1410>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC