O USO CRÍTICO DAS NARRATIVAS DIGITAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

  • Cláudia Akiko Arakawa Watanabe

Resumo

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa que trata do uso das tecnologias digitais numa escola pública de ensino básico. O objetivo é identificar desafios e potencialidades das narrativas digitais produzidas pelos alunos do oitavo ano. O referencial teórico centrase nos estudos que tratam da educação pela perspectiva crítica e Web Currículo em Almeida e Valente. A metodologia de pesquisa é a pesquisa-ação embasada nos estudos de Thiollent. Para a análise, foram selecionadas narrativas feitas pelos alunos por meio de vídeos e postados nas redes sociais. Dentre os resultados, podemos considerar  ganhos como a possibilidade de aprendizados críticos devido às tecnologias proporcionarem aprendizados mais transparentes, possibilidades para diálogos e a autorreflexão que permitiu a construção de conhecimentos mais significativos e concatenados com as demandas atuais. Como dificuldades observou-se a presença da razão instrumental nos alunos, a ênfase na formação dos professores e a urgência de políticas públicas eficazes.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
WATANABE, Cláudia Akiko Arakawa. O USO CRÍTICO DAS NARRATIVAS DIGITAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1412>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC