O USO CRÍTICO DAS NARRATIVAS DIGITAIS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Resumo
Este artigo é parte integrante de uma pesquisa que trata do uso das tecnologias digitais numa escola pública de ensino básico. O objetivo é identificar desafios e potencialidades das narrativas digitais produzidas pelos alunos do oitavo ano. O referencial teórico centrase nos estudos que tratam da educação pela perspectiva crítica e Web Currículo em Almeida e Valente. A metodologia de pesquisa é a pesquisa-ação embasada nos estudos de Thiollent. Para a análise, foram selecionadas narrativas feitas pelos alunos por meio de vídeos e postados nas redes sociais. Dentre os resultados, podemos considerar ganhos como a possibilidade de aprendizados críticos devido às tecnologias proporcionarem aprendizados mais transparentes, possibilidades para diálogos e a autorreflexão que permitiu a construção de conhecimentos mais significativos e concatenados com as demandas atuais. Como dificuldades observou-se a presença da razão instrumental nos alunos, a ênfase na formação dos professores e a urgência de políticas públicas eficazes.