FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE DIFUSÃO

  • Caroline Soares Souza SIKOTA
  • Simone Rennó JUNQUEIRA

Resumo

Este trabalho objetiva avaliar quantitativa e qualitativamente o curso a distância “Formação de Tutores para o Ensino à Distância” quanto a seu potencial para o ensino e aprendizado das competências necessárias ao papel de tutor de cursos a distância e quanto a sua adequação em relação ao conteúdo, às ferramentas utilizadas, à interação com o tutor, à carga horária, à conexão entre teoria e prática. O curso já teve uma primeira oferta, com duração de cinco semanas, e foi oferecido para estudantes regularmente matriculados num programa de Mestrado Profissional da Universidade de São Paulo, através da plataforma Moodle. Ao final do curso, os participantes foram convidados a realizar uma autoavaliação e uma avaliação do curso, através de questionário online utilizando uma escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert (avaliação quantitativa); a anotar suas impressões sobre o curso na ferramenta diário do Moodle e a participar de um grupo focal (avaliações qualitativas). Após análise dos dados obtidos, pretende-se adequar o curso oferecido às sugestões de melhorias trazidas pelos participantes para uma segunda oferta.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SIKOTA, Caroline Soares Souza; JUNQUEIRA, Simone Rennó. FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE DIFUSÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1413>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC