O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE XANXERÊ/SC

  • Eliane Maria Calegari Bebber
  • Daiane Cantoni de Quadros
  • Francisca Maria Mami Kaneoya

Resumo

Neste referido trabalho, abordaremos a importância da gamificação como instrumento pedagógico  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem.  Realizou-se  uma  pesquisa  com  os docentes de nível técnico da cidade de Xanxerê- SC, com o objetivo de investigar se estes docentes   utilizam   a   gamificação   em   suas   aulas.   O   trabalho   conta   com   pesquisa bibliográfica   para   sobre   processo   de   ensino   e   aprendizagem,   papel   do   professor, tecnologia  e  gamificação,  também  conta  com  uma  pesquisa  e  análise  quantitativa  e qualitativa dos resultados coletados com a aplicação do questionário. Pode-se perceber uma   constante   evolução   na   inserção   de   tecnologias   no   processo   de   ensino   e aprendizagem,  sendo  que  a  gamificação  também  está  conquistando  seu  espaço  neste processo.   O   docente   tem   consciência   que   precisa   estar   capacitado   para   utilizar   a gamificação  com  o  seu  aluno  em  sala  de  aula,  visto  que  este  é  um  nativo  digital. As instituições também estão buscando capacitar seus docentes, buscando assim atender  as necessidades dos alunos da Educação Profissional.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BEBBER, Eliane Maria Calegari; QUADROS, Daiane Cantoni de; KANEOYA, Francisca Maria Mami. O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE XANXERÊ/SC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1414>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC