TDICS EM CLASSES HOSPITARES: DADOS, REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO COM CRIANÇAS
Resumo
Este estudo objetiva evidenciar a interação em classes hospitalares por meio de TDICs e refletir sobre a presencialidade e o afastamento social. Foram realizadas três atividades que possibilitaram a reunião de informações: visitas técnicas, pesquisa de campo e recolha de desenhos feitos por alunos. Esse conjunto de dados fundamenta-se na obra de Paulo Freire, uma vez que ao se expressarem, as crianças afirmam sua condição de sujeito e convidam para processos de transformação e humanização tanto no hospital, quanto na escola. Os estudos de Ceccim (1997), Fonseca (2008) e Matos (2011) apresentam características do atendimento pedagógico a crianças hospitalizadas. Narrativas e desenhos feitos por alunos, assim como orientações em documentos legais apontam a finalidade dos recursos tecnológicos utilizados em classes hospitalares: aproximação e interação social, abordagem lúdica e construção de conhecimentos. Desta forma, fica expresso o suporte pedagógico apoiado em práticas educativas vivenciadas nas classes hospitalares para os processos de ensino remoto realizadas durante o período de afastamento social, em virtude da pandemia de COVID-19.