TECNOLOGIA E ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DE COMPUTADORES, SOFTWARES E VÍDEOS NA OTIMÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir como a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação podem apoiar a construção do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de diferentes formas de interação. Partindo de um breve histórico sobre a informática educativa no Brasil, e consequentemente, abordando suas aplicações no ensino da matemática, com o uso de computadores, softwares educativos e vídeos, em conjunto ao papel do professor e do aluno no processo pedagógico. O trabalho considera a relevância das transformações de linguagem e cognição, mediante o frequente uso destes dispositivos tecnológicos, por parte dos alunos, influenciando a estruturação do conhecimento dos mesmos. Debate também, a importância de ajustes nas metodologias de ensino, incluindo adequadamente o uso de tais dispositivos, tanto na formação inicial do professor, quanto na instrução do professor em exercício. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que através dos avanços da tecnologia, torna-se viável uma modernização do sistema educacional, contribuindo para o ensino e aprendizado, nas relações entre professor e aluno e na qualidade do ensino. Para isso, faz-se necessário um melhoramento tecnológico do professor e das instituições de ensino.