O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Este texto apresenta os resultados obtidos em um estudo desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde. O projeto teve como objetivo trabalhar com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em escolas de educação básica de Rio Verde. A pesquisa de abordagem qualitativa se caracteriza como pesquisa-ação. Foram construídos jogos eletrônicos por meio da plataforma Contruct3. Nesta plataforma foi desenvolvida a programação baseada no adjunto de ideias temáticas para cada jogo. Foram construídos os jogos: coleta seletiva do lixo, caminhão de lixo e história do passarinho. Após a construção dos jogos, partiu-se para a aplicação dos jogos eletrônicos com estudantes do ensino fundamental. A aplicação dos jogos foi realizada com estudantes de escolas de educação básica do município de Rio Verde. Após a aplicação dos jogos os estudantes da educação básica foram questionados sobre suas impressões com o jogo. Em suma, o jogo foi bem aceito e a maioria dos estudantes o considerou como material didático efetivo para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados demonstram que o uso das TDIC possibilita um maior engajamento e motivação nos estudantes o que contribui para todo o processo de ensino e aprendizagem.