O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA INVERTIDA RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Aparecida Maria Zem Lopes
  • Carolina de Santis Rogerio
  • Silvia Helena Zem Mascarenhas
  • Valeria Cristiane Validorio

Resumo

O uso das metodologias ativas de ensino e aprendizagem pode ser facilitado por meio das tecnologias digitais. A evolução e disseminação de tais tecnologias têm sido impulsionadas pelos dispositivos móveis que viabilizam o acesso de qualquer lugar, em qualquer tempo, por qualquer pessoa. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência do uso das TDIC na aplicação da metodologia ativa “sala de aula invertida” numa disciplina em uma instituição de ensino superior, para promover melhor participação dos estudantes nas aulas. Utilizou-se a ferramenta “Kahoot” e “Google forms” como suporte ao uso da metodologia. Observou-se que as ferramentas motivaram os estudantes a participarem das atividades propostas. Além disso, na segunda aplicação a participação deles foi maior que na anterior. Pretende-se utilizar a metodologia e as TDIC em outros momentos para confirmar sua contribuição.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
LOPES, Aparecida Maria Zem et al. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA INVERTIDA RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1424>. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC