TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Marcia Camilo Figueiredo
  • Mara Luciane Kovalski

Resumo

O objetivo da pesquisa foi capacitar licenciandos em Química a conhecer e aprender aspectos teóricos e metodológicos inerentes as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas no ensino, para analisar suas percepções e vivências quanto à inserção de recursos didáticos digitais durante o estágio supervisionado. A abordagem metodológica foi qualitativa explicativa e do tipo documental. Na coleta de dados, utilizou-se portfólios que foram construídos por sete licenciandos durante o estágio supervisionado da Licenciatura em Química em Universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. A estruturação dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Conclui-se que o estudo capacitou os licenciandos a planejar e verificar as possibilidades de inserir TIC na prática pedagógica, e que elas podem sim contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem, principalmente em conteúdo de química com caráter abstrato, e de difícil compreensão. Para alguns licenciandos as habilidades em inserir TIC no ensino demanda de estudos e formação continuada devido as rápidas mudanças advindas com o desenvolvimento tecnológico.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
FIGUEIREDO, Marcia Camilo; KOVALSKI, Mara Luciane. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1426>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC