TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL FRENTE AO ISOLAMENTO SOCIAL

  • JULIANE DAYRLE VASCONCELOS DA COSTA
  • Letícia Thays Bessa Silva

Resumo

No final do ano de 2019 ocorreu o primeiro caso de COVID-19, na China, nos primeiros meses de 2020 em países como China, Itália, Estados Unidos, Brasil entre outros, já ocorria transmissão comunitária e milhares de mortes pelo mundo. Esses países tiveram que repensar suas prioridades e focar na saúde da população. Uma das estratégias utilizadas foi o isolamento social, por meio da quarentena, neste período as instituições de ensino também tiveram que repensar o ensino/aprendizagem. Sendo assim, o presente ensaio tem como objetivo explicitar como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino a distância estão ressignificando a presencialidade durante o processo de aprendizagem durante a pandemia causada pelo COVID-19. O cenário mundial atual evidencia que conhecimentos e reflexões na área podem propiciar mudanças significativas na educação, fomentando formação mais crítica e reflexiva. Contudo, aspectos relacionados a (in)formação e condições dos usuários devem ser consideradas para o melhor manejo dessas alternativas para o êxito no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
COSTA, JULIANE DAYRLE VASCONCELOS DA; SILVA, Letícia Thays Bessa. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL FRENTE AO ISOLAMENTO SOCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1430>. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC