DIÁLOGOS SOBRE DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO COM PROFESSORES DE CAMPO LARGO (PR)

  • Fábio Lucas da Cruz

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar metodologias e estratégias didáticas na área de Educação em Direitos Humanos. Esta análise é realizada a partir de relatos de experiência em curso de extensão oferecido na modalidade a distância para docentes de todas as etapas e componentes curriculares da Educação Básica do município de Campo Largo. Compreende-se a Educação em Direitos Humanos como um conjunto de ações que permeiam políticas públicas e currículos escolares para defender a dignidade humana e promover a “cultura da paz”. A maioria dos docentes do curso mencionado não teve formação em Educação em Direitos Humanos. Por isso, foram realizados debates para sensibilização sobre a importância da Educação em Direitos Humanos. Também foram promovidas indicações de legislações, livros, filmes e exemplos de atividades para as diferentes etapas da Educação Básica. O curso abordou racismo, sexismo, homofobia e bullying por meio da análise de dados estatísticos e produções acadêmicas nos campos da Educação, da Sociologia e da História. O curso pautou-se no princípio de que a formação docente deve considerar as realidades de trabalho, conhecimentos e experiências dos professores. Os docentes desenvolveram atividades com seus estudantes e expuseram os resultados para os demais. Este compartilhamento foi fundamental para a aprendizagem coletiva e para a realização de debates sobre os desafios das escolas municipais na promoção da Educação em Direitos Humanos. Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação. Formação de Professores.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
CRUZ, Fábio Lucas da. DIÁLOGOS SOBRE DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO COM PROFESSORES DE CAMPO LARGO (PR). Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1432>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC