CONCEPÇÃO DE PODCASTS EDUCATIVOS PARA O ENSINO RELIGIOSO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

  • William Teixeira Gonçalves
  • Netília Silva dos Anjos Seixas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar relato sobre a realização de uma oficina de concepção de podcasts educativos com alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O podcast é um arquivo de áudio digital distribuído por meio da assinatura de feeds (baseado no protocolo Really Simple Syndication – RSS) e o conteúdo gravado pode ser uma aula, palestra, ou um debate. Moura e Carvalho (2006) refletem sobre as contribuições que essa mídia pode trazer ao processo educativo, ao aproximar os alunos do conteúdo ministrado e ampliar o ambiente da sala de aula para além da escola. Assim, o conteúdo da oficina consistiu na exploração da mídia podcast como uma alternativa de recurso pedagógico para a abordagem de temas relacionados ao Ensino Religioso escolar. A partir das propostas de podcasts, apresentadas pelos alunos ao final da atividade, constatou-se que os participantes foram bastante receptivos em relação ao uso do recurso tecnológico voltado para o Ensino Religioso. As ideias apresentadas são de execução possível e tem potencial para contribuir com a elaboração de materiais e recursos pedagógicos nessa mídia para este componente curricular.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
TEIXEIRA GONÇALVES, William; SILVA DOS ANJOS SEIXAS, Netília. CONCEPÇÃO DE PODCASTS EDUCATIVOS PARA O ENSINO RELIGIOSO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1443>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição