CONCEPÇÃO DE PODCASTS EDUCATIVOS PARA O ENSINO RELIGIOSO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar relato sobre a realização de uma oficina de concepção de podcasts educativos com alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Religião, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O podcast é um arquivo de áudio digital distribuído por meio da assinatura de feeds (baseado no protocolo Really Simple Syndication – RSS) e o conteúdo gravado pode ser uma aula, palestra, ou um debate. Moura e Carvalho (2006) refletem sobre as contribuições que essa mídia pode trazer ao processo educativo, ao aproximar os alunos do conteúdo ministrado e ampliar o ambiente da sala de aula para além da escola. Assim, o conteúdo da oficina consistiu na exploração da mídia podcast como uma alternativa de recurso pedagógico para a abordagem de temas relacionados ao Ensino Religioso escolar. A partir das propostas de podcasts, apresentadas pelos alunos ao final da atividade, constatou-se que os participantes foram bastante receptivos em relação ao uso do recurso tecnológico voltado para o Ensino Religioso. As ideias apresentadas são de execução possível e tem potencial para contribuir com a elaboração de materiais e recursos pedagógicos nessa mídia para este componente curricular.