DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, SOB A ÓTICA DE ALUNOS E PROFESSORES DE DOIS VIZINHOS-PR

  • Lilian de Souza Vismara
  • Adriana Sbardelotto Di Domenico
  • Marcos Vinicius Pereira Pereira
  • Eduarda Leandra Sbardelotto

Resumo

Entender e melhorar o processo de ensino aprendizagem da matemática é um grande desafio, uma vez que, esta disciplina costuma ter difícil entendimento por grande parte dos alunos. Diante disso, este trabalho buscou levantar as principais dificuldades no processo de ensino aprendizagem da matemática, a partir de uma pesquisa realizada com 223 alunos do ensino médio e 36 professores de matemática de colégios do Núcleo Regional de Ensino de Dois Vizinhos, Paraná, Brasil. Os alunos foram abordados nos colégios em dia de aula, enquanto os professores se encontravam reunidos em um dia de formação continuada. Os dados foram tabulados no software Excel e a análise fora realizada através de estatística descritiva. Os resultados obtidos foram bem interessantes e podem contribuir com a problemática. Destacam-se diversos fatores como grandes contribuintes para as dificuldades no processo de ensino aprendizagem da matemática. Enfatizando-se a falta ou pouca formação continuada para os professores na área específica do ensino da matemática, o baixo número de horas atividades para os professores e a falta de hábito de estudo por parte dos alunos. Palavras-chave: ensino médio, problemas de aprendizagem e metodologias de ensino.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
VISMARA, Lilian de Souza et al. DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, SOB A ÓTICA DE ALUNOS E PROFESSORES DE DOIS VIZINHOS-PR. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1444>. Acesso em: 19 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC