CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE SOBRE USO DE MEDICAMENTOS NA AMAMENTAÇÃO EMPREGANDO TEORIA DE ENFERMAGEM

  • CAROLINE PAIS TOBIAS
  • Rogério Dias Renovato

Resumo

Este trabalho tem como finalidade descrever a construção de uma tecnologia educativa em saúde sobre o uso de medicamentos na amamentação, tendo como referencial teórico, uma teoria de enfermagem de médio alcance, a Teoria Interativa da Amamentação (TIA), que tem como base a interação recíproca, referente a uma visão integrada, concomitante, de troca e interação, e se apoiando no Design Instrucional. Trata-se de um relato sobre a construção de tecnologia educacional em saúde acerca do tema uso de medicamentos na amamentação empregando a TIA. Os conteúdos educativos foram obtidos de pesquisa realizada previamente, que buscou compreender as práticas de medicação na amamentação, apoiada no mesmo referencial teórico. Esta Tecnologia Educacional em Saúde (TES) foi construída em formato de módulos, com caráter sequencial, disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem, e constituídos de conteúdos relacionados ao tema. Esta tecnologia mostra-se inovadora na perspectiva de processo educativo que agrega um campo específico das Ciências da Saúde, que é a Farmacologia, com um referencial teórico da enfermagem, ampliando, assim, o ensino das teorias de enfermagem, e como podem ser articulados com outros saberes de cunho biomédico.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
PAIS TOBIAS, CAROLINE; DIAS RENOVATO, Rogério. CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE SOBRE USO DE MEDICAMENTOS NA AMAMENTAÇÃO EMPREGANDO TEORIA DE ENFERMAGEM. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1445>. Acesso em: 02 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Conteúdos educacionais – da produção à exibição