DISTÂNCIA TRANSACIONAL: A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO COMO FATOR DIFERENCIAL PARA (DES)MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS

  • Carla Aparecida Nunes de Souza
  • Neri de Souza Santana
  • Carlos César Garcia Freitas

Resumo

O presente artigo buscou identificar e analisar os fatores que tiveram influência no índice de aprovação de alunos de um curso de especialização no ensino de língua inglesa, ofertado na modalidade EaD, por uma instituição de ensino superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de campo, com o emprego de um questionário encaminhado aos alunos concluintes do curso, que permitiu levantar sua percepção a respeito de seu sucesso. Como resultado, constatou-se que entre os diversos fatores destacado pelos alunos, interação professor-aluno, denominada por Moore (2010) como Teoria da Distância Transacional, destacou-se entre os demais, sendo um aspecto diferencial para o sucesso quando existentes ou possível desmotivação dos alunos do EaD na sua ausência, evidenciando indícios de que mesmo que seja oferecida uma estrutura e recursos adequados para a realização de cursos, nessa modalidade de ensino, a interação professor-aluno não pode ser desconsiderada, o que representa um desafio aos moldes tradicionais de cursos a distância. Palavras-chave: Distância Transacional, Educação a distância, Fator crítico de sucesso.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
SOUZA, Carla Aparecida Nunes de; SANTANA, Neri de Souza; FREITAS, Carlos César Garcia. DISTÂNCIA TRANSACIONAL: A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO COMO FATOR DIFERENCIAL PARA (DES)MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1447>. Acesso em: 26 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC