CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL NA ELABORAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são formas de comunicação e informações que se desenvolvem por meio de tecnologias e o avanço das mesmas no campo da educação e da saúde vem modificando as formas de ensinar e aprender. Dessa forma, há o fomento do uso de tecnologias educativas digitais (TED) nos processos de ensino-aprendizagem. Considerando a exigência de alguns mestrados profissionais em uma produção técnica para conclusão do curso, este estudo teve por objetivo verificar quais TEDsforam produzidas no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Saúde (PPGES) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que se deu por meio do levantamento de dissertações já defendidas e disponíveis online no Banco de Dissertações do PPGES (mestrado profissional), entre 2015 a abril de 2020. Foram selecionadas para compor a amostra apenas pesquisas com produção de TED, entre elas plataformas digitais de aprendizagem, aplicativos para dispositivos móveis, livros digitais, sistema de gerenciamento nos mais diferentes cenários de pesquisa e público-alvo, seguindo duas linhas de pesquisa: formação em saúde e em práticas educativas em saúde. Foi possível perceber no presente trabalho que cada pesquisador, tendo como referência e partindo das necessidades de seu público alvo da prática pedagógica elaborou uma TED que fosse potente para seu processo de ensino.