DOCÊNCIA E JUVENTUDES: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA ON-LINE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Lucian da Silva Barros
  • Elizabete Cristina Costa-Renders

Resumo

Este texto apresenta parte dos resultados de uma dissertação de mestrado em educação, que visou refletir a respeito da formação de professores no campo da atenção às juventudes. Compreende-se a formação de professores e a construção de uma escola para as juventudes, como desafios da educação na contemporaneidade. Nesta intenção, aliar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC´S) com processos de formação parece ser uma possibilidade de qualificar o trabalho dos professores, aproximando-os das demandas reais dos alunos. Apresenta-se então a proposta de construção de um objeto digital de aprendizagem (ODA) intitulado Oficina Pedagogia das Juventudes. A metodologia de desenvolvimento seguiu as etapas de inspiração/ideação, escolha de pressupostos técnicos, prototipagem, desenvolvimento, validação e, por fim, divulgação. A Oficina Pedagogia das Juventudes se constitui em uma proposta teórico-metodológica, embasada na ecologia de saberes, como uma prática educacional que atenda aos diferentes jovens nos mais diferentes contextos. Este objeto digital de aprendizagem inicia um diálogo, mesmo que à distância, com diversos professores e se manterá aberto a revisões e atualizações. Buscou-se então, não apenas apresentar a ferramenta, mas também demonstrar seu processo de construção, a fim de inspirar a construção de ferramentas educacionais que atendam às necessidades de cada contexto e realidade escolar. Palavras-chave: Formação de professores; juventudes; objeto digital de aprendizagem; ecologia de saberes.

Publicado
2020-08-28
Como Citar
BARROS, Lucian da Silva; COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina. DOCÊNCIA E JUVENTUDES: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA ON-LINE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1450>. Acesso em: 26 maio 2022.
Seção
CIET:EnPED:2020 - Ensino e aprendizagem por meio de/para o uso de TDIC