CONVIVENDO COM DIABETES: A UTILIZAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO TECNOLOGIAS EDUCATIVAS EM UM HOSPITAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Resumo
Introdução: a diabetes mellitus (DM) é uma patologia de etiologia diversa, que se origina principalmente pela falta de insulina, caracterizando uma síndrome causada pela hiperglicemia crônica com distúrbios metabólicos, que geram consequências à longo prazo, com danos, disfunções e falência de diversos órgãostendo como principais afetados os rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Objetivo: o escopo desse estudo é descrever o processo de construção e aplicação prática, por meio da educação em saúde, de uma tecnologia educacional de modelo tridimensional, a respeito dos cuidados preventivos frente à DM, no Hospital Regional do interior do Pará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de uma ação educativa com o uso de uma tecnologia educacional de modelo tridimensional, desenvolvido com pacientes admitidos na Clínica Médica. O trabalho foi desenvolvido por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem. A atividade foi elaborada com base na metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, o qual possui cinco etapas, sendo elas: Observação da Realidade, Determinação dos Pontos-chave, Teorização, Hipótese de Solução e Aplicação da realidade. Resultados: a tecnologia empregada adjunto ao método didático se constituíram em um processo dinâmico participativo e compreensivo, auxiliando no processo de cuidado da pessoa com diabetes